Caldeira industrial para gerar energia ou vapor de processo: veja as diferenças
22 de agosto de 2024Mineração de criptomoedas e a versatilidade das caldeiras industriais
10 de setembro de 2024Saber se a sua operação precisa de uma caldeira industrial nova ou mesmo substituir os equipamentos atuais é uma questão que pode impactar inúmeros processos da sua empresa, certo? Mas uma outra dúvida que surge nesse processo é ainda mais difícil de ser respondida: é recomendado trocar o tipo de equipamento?
Como você provavelmente já sabe, existem vários tipos de caldeiras industriais, que utilizam diferentes fontes de energia para a geração de vapor. Mas decidir se deve manter o mesmo tipo de caldeira ou optar por uma tecnologia diferente é algo complexo e que exige uma análise detalhada de diversos fatores.
Das questões técnicas aos impactos econômicos e de produtividade, tudo pode ser diretamente afetado ao trocar a caldeira industrial por uma outra matriz energética. Para ajudar você a tirar essa dúvida, então, preparamos um conteúdo completo sobre o que precisa ser levado em consideração nesse processo.
Continue a leitura para conferir!
Análise da demanda energética
O primeiro passo quando se pensa em trocar a caldeira industrial é analisar qual é a demanda energética da sua planta. Por isso, verifique o perfil de consumo atual e projete as necessidades futuras.
Cada caso é um caso e você só vai conseguir ter as melhores respostas com a análise detalhada da demanda necessária para o funcionamento da sua operação.
Carga térmica e eficiência
Toda indústria busca no seu processo de geração de vapor a melhor eficiência energética possível, seja qual for a matriz energética escolhida para seu processo produtivo.
E é exatamente por isso que você precisa analisar a carga térmica da sua operação e, após isso, escolher a melhor opção de caldeira para lhe proporcionar a maior eficiência energética possível.
Você pode até gastar menos no seu investimento inicial em um modelo específico de caldeira, mas ao longo dos meses e anos que se passam, essa escolha pode se tornar um pesadelo, em detrimento dos gastos excessivos que se pode ter com uma escolha errônea de um equipamento e de sua matriz energética.
Empresas que se preocupam com os gastos que terão mensalmente e anualmente com o equipamento e com a matriz energética escolhida, entendem a necessidade em se realizar um maior investimento inicial em uma caldeira com maior eficiência, tendo a certeza de que em alguns anos seu investimento inicial será diluído.
Deste ponto em diante, sua operação colherá os frutos por ter investido no equipamento correto, mais eficiente, que lhe entregará a carga térmica necessária para seu processo, com um valor por tonelada de vapor gerado mais atraente e competitivo perante seus concorrentes diretos.
Custos operacionais e de manutenção
Mas não podemos falar somente do que é investido inicialmente: alguns dos tipos de caldeira industrial exigem mais investimentos em manutenção e até mesmo nos custos operacionais. Colocar todos esses fatores na ponta do lápis é o que vai assegurar uma decisão mais precisa no final das contas.
Dentro dessa etapa, também precisa ser contemplada a durabilidade e a vida útil de cada equipamento.
Caldeiras flamotubulares para a queima de gás e óleo, tendem a ser mais fáceis de cuidar e operar, pois são menos suscetíveis às intempéries da água e sua operação é mais simples.
Caldeiras mistas flamo/aquatubulares para a queima de biomassa, necessitam de um maior cuidado no tratamento da água, pois qualquer descuido com o tratamento de água pode causar danos irreversíveis ao equipamento, além de demandar maior mão de obra para sua operação.
Porém deve-se levar em consideração que a operação com biomassa chega a ser por muitas vezes de 3 a 4 vezes mais econômica e atrativa em detrimento ao combustível gás e óleo.
Impacto ambiental e conformidade regulamentar
Por falar em durabilidade, uma questão cada vez mais importante é o encaixe dessa caldeira com as melhores práticas de sustentabilidade. Afinal, garantir que a sua operação esteja em conformidade com as regulamentações ambientais e os requisitos de emissão é um fator cada vez mais importante.
Caldeiras modernas, como as de biomassa ou as de gás e óleo, adquiridas de um fabricante confiável, geralmente atendem aos padrões mais rigorosos de emissões. Analise se o tipo de caldeira escolhido está em conformidade com as leis ambientais locais e se ela ajudará a empresa a atingir suas metas.
Flexibilidade operacional
Alguns modelos de caldeira industrial proporcionam essa flexibilidade e versatilidade para a sua empresa, outros modelos são mais adequados para operações de demandas variáveis.
Um exemplo disso é pensar em caldeiras mistas a biomassa, com grelhado móvel, que podem ser ajustadas conforme a necessidade da sua indústria.
Ao pensar na troca de uma caldeira industrial, você pode buscar por esse modelo de caldeira, o qual permite uma maior flexibilidade na escolha da matriz energética, podendo queimar diversas biomassas com os mais variados níveis de PCI’s e umidades, por exemplo.
Dentro do quesito flexibilidade, é interessante analisar também a integração desse novo tipo de caldeira com os sistemas de controle e automação existentes. Sem analisar essa questão, você pode perder a eficiência da sua operação, aumentar seus custos e até mesmo reduzir sua produtividade.
Considerações de espaço e infraestrutura
De nada adianta chegar até aqui e não ter o espaço disponível para a instalação de um tipo diferente de caldeira na sua indústria, não é mesmo? O espaço disponível para o equipamento não pode ser ignorado. Por isso, é importante colocar na conta os custos associados à modificação de infraestruturas e em alguns casos, a aquisição de novas áreas para a instalação da caldeira industrial.
Afinal, modificações mais complexas na infraestrutura, como bases civís, tubulações, dutos, terraplenagem, etc., podem aumentar e muito os custos de instalação. Caldeiras que exigem mais modificações podem ser mais econômicas a longo prazo, mesmo que o custo inicial do seu investimento seja maior.
Ficou claro, então, que trocar a caldeira industrial e optar por um tipo diferente de equipamento é uma decisão complexa para o seu negócio que passa pela análise de inúmeros fatores. O mais importante, porém, é garantir que todos os critérios sejam analisados para garantir a escolha ideal para a sua operação.
Mas sabemos também que essa não é uma decisão simples de ser tomada. E é por isso que você pode contar com quem entende do assunto: o nosso time comercial está à sua disposição para apresentar as soluções da Heat Boiler e como elas se encaixam na realidade da sua indústria!