6 dicas para evitar acidentes envolvendo o uso de Caldeiras Industriais
17 de janeiro de 2024Conheça a Heat Boiler e os motivos que fazem dela uma empresa de caldeira industrial referência no mercado
29 de janeiro de 2024Em processos industriais que envolvem a produção de vapor, as caldeiras industriais são fundamentais, certo? Mas o vapor gerado pelo equipamento pode ser estimulado por diferentes fontes, com diferentes propósitos e benefícios. Afinal, quais são os principais combustíveis utilizados em caldeiras?
A escolha do combustível adequado não tem a ver apenas com a preferência ou disponibilidade, mas também o propósito final daquele processo. Para começar, é preciso entender que existem três categorias principais: líquidos, gasosos e sólidos (biomassa).
Cada uma delas tem características distintas que afetam o desempenho da caldeira e o resultado final do processo. Agora é só continuar a leitura para entender quais são os principais combustíveis utilizados em caldeiras industriais e os seus diferenciais. Confira!
Combustíveis sólidos (biomassa)
Os tipos mais comuns são os combustíveis sólidos (biomassa), onde iremos dividi-los em duas modalidades: combustíveis renováveis, onde se planta/corta/planta, e combustíveis de processo (subprodutos), onde são resíduos naturais de um processo produtivo.
Dentre os combustíveis sólidos (biomassa) renováveis, temos: lenha em toras, cavacos de madeira, bambu picado e capim elefante.
São uma escolha sustentável de combustível, amplamente disponíveis, cada qual em sua região específica e de custo médio. Seu diferencial está na renovabilidade, baixa emissão de carbono e fácil aquisição em áreas rurais, o que é particularmente útil para indústrias que possuem acesso mais fácil à esta matriz energética.
Dentre os combustíveis sólidos (biomassa) de processo (subprodutos), temos: bagaço de cana, fibra de dendê, caroço de açaí, sabugo e palha de milho, casca de coco, casca de arroz, coco babaçú, casca de amendoim, casca de café, casca de pinus, serragem e bagaço de agave.
Estes também são uma escolha sustentável de combustível, porém são gerados no processo de fabricação dos mais diversos segmentos de indústrias espalhados pelo país, cada qual em sua região específica. São abundantes, com baixo custo para quem os utiliza, pois são resíduos do próprio processo industrial (subprodutos), tornando-se uma opção econômica para indústrias que querem tornar suas operações mais sustentáveis.
Combustíveis gasosos
Mais limpo que o combustível líquido (óleo) e mais eficiente que o combustível sólido (biomassa), os combustíveis gasosos também são muito utilizados em caldeiras industriais.
Gás
O gás natural é uma fonte de energia limpa e eficiente, com baixas emissões de poluentes, mas não deixa de ser um combustível fóssil. Seu diferencial está na alta eficiência e na disponibilidade contínua onde disponível, o que o torna uma alternativa interessante de combustível para quem tem um espaço físico reduzido para a instalação de uma caldeira industrial.
Combustíveis líquidos (óleos)
Conhecido por ser o combustível fóssil menos limpo e mais poluente, os combustíveis líquidos ainda são utilizados para geração de vapor em caldeiras industriais.
Óleo
Os óleos combustíveis, como o óleo diesel e o óleo pesado (BPF), são utilizados em caldeiras industriais onde é necessário se ter uma alternativa de combustível perante outra matriz energética, seja pela falta de disponibilidade ou até mesmo pelo custo do combustível na região. Têm como diferencial a fácil armazenagem, bom poder calorífico e preço competitivo.
Resíduo Sólido Urbano (RSU)
Em situações bem específicas, o Resíduo Sólido Urbano (RSU), pode ser queimado em caldeiras para geração de energia térmica / elétrica. Seu diferencial está na redução do volume de lixo, na reutilização de resíduos, e no seu baixo custo, mas é uma opção que requer o tratamento adequado do resíduo antes e depois da queima, pois as exigências de emissões atmosféricas pós combustão, são amplamente controladas e cobradas pelos órgãos ambientais.
Cada combustível, seja ele, sólido, gasoso ou líquido, tem suas próprias características e aplicações específicas em caldeiras industriais. A escolha do combustível certo depende da disponibilidade local, dos custos, dos impactos ambientais e das necessidades de cada empresa.
A escolha consciente do combustível a ser utilizado é uma das boas práticas que ajudam a melhorar a produtividade de seu processo, mas você sabe o que mais deve ser feito, ou melhor, evitado? Confira outro conteúdo e conheça os 8 principais erros na utilização de uma caldeira industrial!