Saiba mais sobre a norma ASME para a fabricação de caldeiras industriais
26 de abril de 2024Qual é a importância da caldeira a biomassa para a sustentabilidade?
20 de maio de 2024No universo da fabricação industrial, compreender os processos detalhados de produção é essencial para garantir eficiência e qualidade, além da segurança e proteção de todos os profissionais envolvidos na operação, não é mesmo? Por isso, entender como uma caldeira industrial é fabricada pela Heat Boiler pode ser um diferencial.
Desde o cuidado ao seguir todas as normas técnicas e regulamentações até mesmo o detalhamento na hora de finalizar o equipamento. Tudo é pensado para criar uma solução final que esteja dentro dos padrões de cada cliente, além de atender a todas as suas necessidades.
Continue a leitura para entender mais detalhes sobre o processo de fabricação de uma caldeira nas plantas da Heat Boiler. Confira!
Projetos e especificações conforme ASME
Tudo começa com um padrão de qualidade que precisa ser seguido ao máximo em todas as etapas e, por isso, a Heat Boiler sempre utiliza os padrões da ASME (American Society of Mechanical Engineers) no desenvolvimento das caldeiras industriais dentro de sua fábrica.
Essa entidade profissional estabelece as normas técnicas que precisam ser seguidas para garantir um nível elevado de qualidade e segurança de um equipamento. No caso das caldeiras industriais, essas normas servem como diretrizes para o projeto, fabricação e inspeção de diversos equipamentos industriais.
Sendo assim, o processo inclui análises detalhadas de resistência mecânica e eficiência térmica, com cada projeto sendo meticulosamente desenhado para atender às especificidades das operações dos clientes.
Esta etapa envolve uma colaboração intensa com o cliente para entender e incorporar suas necessidades operacionais e de segurança, garantindo uma solução totalmente adaptada. Mas, é claro, sem que isso signifique abrir mão da qualidade final do equipamento ou mesmo da segurança necessária.
Materiais e métodos de soldagem avançados
De nada adianta seguir uma série de procedimentos se os materiais selecionados não são os mais adequados. É por isso que a seleção dos materiais para a construção das caldeiras é fundamental para que o resultado final seja satisfatório para os clientes e esteja 100% dentro do exigido pela norma ASME.
Para começar, todos os itens utilizados são de alta qualidade e especificados para suportar as condições operacionais extremas. A soldagem é realizada utilizando técnicas avançadas que promovem a durabilidade e a integridade estrutural das junções.
Além disso, soldadores certificados aplicam métodos como TIG (Tungsten Inert Gas) e MIG (Metal Inert Gas), eletrodo, garantindo soldas de alta penetração e resistência. A qualificação contínua dos técnicos de solda e o monitoramento constante das soldas reforçam o compromisso com a excelência.
Inspeção e testes rigorosos
Durante o processo de fabricação, cada componente das caldeiras é submetido a um conjunto extenso de inspeções e testes para assegurar qualidade e segurança impecáveis. Tudo começa com as inspeções visuais e avança para métodos mais sofisticados como testes hidrostáticos, END’s, etc.
O objetivo aqui é verificar a integridade estrutural sob pressões que superam as condições normais de operação. Testes de raio-X e ultrassom complementam o controle de qualidade, identificando possíveis falhas ocultas nos materiais soldados.
Ou seja, antes de sair da sua fábrica para a planta do seu cliente, todos os equipamentos e materiais da Heat Boiler já foram testados, assegurando uma compra que esteja dentro de um alto padrão de qualidade, aumentando a eficiência operacional da indústria contratante.
Isolamento eficiente
Quanto ao isolamento, técnicas avançadas de aplicação de materiais isolantes como a lã de rocha são utilizadas para minimizar as perdas de calor. Esse isolamento melhora a eficiência energética e, ao mesmo tempo, também aumenta a segurança ao reduzir a temperatura externa das caldeiras durante a operação.
O revestimento deste isolamento é realizado através de telha trapezoidal pintada na cor vermelha para fornalhas aquatubulares e por aço inoxidável para o costado (tubulão) flamotubular.
Finalização com pintura de alta performance
Como falamos, até os mínimos detalhes precisam ser analisados quando se fala em fabricação de caldeiras industriais. Por isso, a última etapa do processo é a aplicação de pinturas especiais que suportam altas temperaturas e ambientes corrosivos, protegendo as caldeiras contra a degradação, estendendo sua durabilidade.
Pode parecer um detalhe pequeno, porém, na verdade, é uma camada de proteção extra que só é aplicada após uma cuidadosa preparação da superfície, garantindo aderência e resistência a longo prazo.
A fabricação de caldeiras na Heat Boiler é um exemplo de engenharia e gestão de qualidade que se alinha com as expectativas de um mercado cada vez mais competitivo, rigoroso e técnico. O compromisso com a conformidade com a norma ASME e a busca contínua por inovações, garantem que cada caldeira não apenas atenda, mas exceda as expectativas dos clientes.
Quer entender um pouco mais sobre como funciona o processo de fabricação de caldeiras com a Heat Boiler? Entre em contato com a nossa equipe especializada e entenda os mínimos detalhes de cada etapa e tenha certeza que está contando com um parceiro qualificado para otimizar a sua operação!